FANDOM


A NBC (acrônimo de National Broadcasting Company), é uma rede de televisão e rádio dos Estados Unidos, cujos escritórios e departamentos ficam localizados em um dos mais famosos prédios o GE Building no Rockefeller Center em Nova Iorque.

A rede NBC foi adquirida pela General Electric em 1986, através da compra da sua antiga controladora, a RCA (então Radio Corporation of America). Desde então, o presidente e CEO da NBC, tem sido Bob Wright.

HistóriaEditar

Por muitos anos a imagem da NBC foi ligada ao seu fundador, David Sarnoff, que via o canal como forma de vender produtos.

A rede foi pioneira na transformação da programação em preto-e-branco para cores, deixando para trás todas as concorrentes em território americano. Transmissões em cor começaram na década de 1950, e o primeiro programa a ter todos os seus episódios em cores, Bonanza, começou no outono de 1959. Já em 1963, a maioria dos programas já era transmitido em cores, feito que só seria repetido pelas concorrentes Columbia Broadcasting System(CBS) e American Broadcasting Company(ABC) em 1965 e 1966, respectivamente.

Foi estimado em 2003 que o sinal da NBC alcançava 97,17% dos domicílios norte-americanos, alcançando 103,624,370 lares nos EUA. A NBC possui 207 VHF e UHF filiais transmissoras e retransmissoras de sua programação ao redor dos EUA e seus territórios ultra-marinos. O canal também é recebido através da América Latina e do Caribe via TV a cabo e a [Satélite.

O canal já transmitiu alguns dos seriados mais famosos do mundo, entre eles Star Trek, Friends, Will & Grace, Cheers, Frasier, Seinfeld, Mad About You, Miami Vice,"Chuck" e vários outros.

Em 2004, a GE adquiriu a Vivendi Universal Entertainment (VUE), dona da Universal Studios. A VUE pertencia a antiga Vivendi Universal (agora Vivendi SA), empresa francesa que passou a ser sócia minoritária (20%) da companhia que resultou da fusão da VUE e da NBC, NBC Universal.

"Must See TV" e além Editar

Em 1991, Brandon Tartikoff deixou a NBC para assumir um cargo na Paramount Pictures. Em uma década, ele havia transformado uma emissora decadente, com nenhum programa no Top 10, em uma poderosa rede de televisão com vários programas de sucesso.

Warren Littlefield tomou o lugar de Tartikoff na emissora e teve um começo difícil ao lidar com o fim da maior parte dos hits da era de seu predecessor. Alguns culparam Littlefield pela perda de David Letterman para a rede CBS, quando ele decidiu que Jay Leno substituiria Johnny Carson como apresentador do The Tonight Show. No entanto, logo as coisas mudaram e novos programas de sucesso começaram a substituir os antigos, especialmente Mad About You, Friends, Frasier, ER (série de TV), Seinfeld e Will & Grace.

Depois que a CBS escolheu Survivor para ancorar a sua programação às quintas-feiras, seu sucesso sugeriu que a dominação de duas décadas da NBC poderia terminar. Com a perda de Friends e Frasier em 2004, a emissora se viu repleta de programas de média audiência e poucos sucessos. A severa competição com a franquia CS da rede CBS, American Idol da Fox Broadcasting Company (FOX) e Lost, Desperate Housewives e Grey's Anatomy fez a NBC cair para quarto lugar em audiência nos Estados Unidos.

Na penúltima temporada, a NBC não conseguiu se recuperar dos baixos índices de audiência da temporada 2005-2006, novos dramas e sitcoms, não conseguiram conter mais um ano de avanço da FOX, ABC e da CBS, principalmente. Apesar de tudo, a NBC conseguiu apresentar bons índices, graças a Heroes, o novo hit da temporada, o retorno da NFL aos domingos, no programa NBC Sunday Night Football e a volta da já consolidada série My Name is Earl às quintas-feiras.

DramasEditar

  • Chuck (série)
  • ER (série de TV)
  • Fear Itself
  • Knight Rider
  • Law & Order
  • Law & Order: Special Victims Unit
  • Life (série)
  • Lipstick Jungle
  • Medium (série)
  • My Own Worst Enemy

SitcomsEditar

  • Friends
  • 30 Rock
  • Kath & Kim
  • My Name is Earl
  • Scrubs
  • The Office

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória